sábado, 1 de outubro de 2011

Experiência

Como proposta do desafio de aprendizagem da Disciplina “A Educação a Distância no Brasil e no Mundo” do curso de pós-graduação em “Metodologia e Gestão para Educação a Distância”, por várias semanas observei as postagens (textos, entrevistas, informativos, imagens), bem como os comentários inseridos em cada nova matéria sobre a Educação a Distância – EAD em blogs a respeito.
Sem dúvida, EAD é um tema muito amplo e abrangente, uma vez que proporciona relacionar ao mesmo, discussões sobre a construção histórica dessa modalidade de ensino, seu avanço no Brasil e no Mundo, os índices de acadêmicos cursistas dessa modalidade, as tecnologias utilizadas, as metodologias empregadas, e, as relações sociais (mediação/interação/feedbacks), entre outros.
Notoriamente, as opiniões em relação à EAD estão cada vez mais homogêneas, considerando que atualmente esta modalidade de ensino se faz presente em todas as classes sociais, tais sociedades estão cada vez mais cientes das suas vantagens, bem como da sua eficiência e eficácia. Ainda, baseada em informações encontradas no site do MEC, evidencio que acadêmicos cursistas do ensino a distância apresentaram maior índice de aprendizagem do que os acadêmicos de cursos presenciais, o que comprova a colocação acima exposta.
Em suma, a educação a distância vem crescendo rapidamente no mundo todo, e, cada vez mais cidadãos e instituições de ensino apostam nessa modalidade como forma de democratização de acesso ao conhecimento.
A ninguém deve ser negada a oportunidade de aprender, por ser pobre, geograficamente isolado, socialmente marginalizado, doente, institucionalizado ou qualquer outra forma que impeça o seu acesso a uma instituição. Estes são os elementos que supõem o reconhecimento de uma liberdade para decidir se se quer ou não estudar” (Charles Wedemeyer)

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